O Conselho não pertence a um dogma, uma organização ou uma tribo específica, pois é difundido há milhares de anos em transmissão oral direta de mestra para discípula a partir da herança do CA13L (Conselho das Anciãs das Treze Luas) que, em determinado momento, em uma época, jamais situada com precisão pelos historiadores, teve sua gama de ensinamentos compartilhado com as filhas da terra.
Há civilizações como os Toltecas e Maias que dizem que muitas formas foram reveladas através de sonhos e dos crânios de cristais. Existem, no Planeta Terra, treze crânios de cristais trazidos por outras civilizações estelares, e esses têm a função mítica e simbólica de armazenar toda a memória ancestral da Terra.
O cristal tem esta potencialidade de armazenar e guardar informações como um arquivo de computador; seriam uma espécie de retransmissores destes ensinamentos. Estes crânios vibram esta sabedoria milenar trazendo de volta estes saberes provenientes do Profundo Mistério. Estes ensinamentos nascem pelo campo sonhador dos Grandes Espíritos.