Curso Cantos Sagrados & Ritos Ancestrais

Curso de formação

O Tambor

Todas as culturas trazem sua voz ao mundo por meio do bálsamo de cura que é o canto. Na África diz-se que “Se você pode falar, você pode cantar; se você pode andar você pode dançar”. Vários grupos nativos acreditam que, se você quiser saber como falar a verdade, deve começar a cantar. Essas sociedades nativas entenderam que cantar é um recurso de cura.

O Tambor é a imitação humana das batidas do coração junto ao coração da Mãe terra. Para muitas culturas, o som do tambor é a força divina que se manifesta através das vibrações rítmicas. Uma das técnicas ligadas ao uso das leis naturais. O som dos tambores tem suas raízes na sabedoria ancestral cujas origens se perdem no tempo. Tocando e cantando com tambor nativo a pessoa partilha suas experiências em grupo, experimentando criativamente outras formas de expressão e cura no seu cotidiano com alta qualidade de consciência e presença.

Os tambores xamânicos existem há mais de 70 mil anos em todas as culturas tradicionais do planeta. O homem pré – histórico acreditava que a pele de sua caça esticada em troncos de árvores reproduzia o choro do animal morto. E foi com esse sentimento de gratidão que passou a consagrar a morte de sua caça. Pode – se dizer que esse foi um dos princípios da manifestação religiosa do homem e a origem dos tambores. O toque do tambor revela a arte de conectar – se com a Mãe Terra e com nosso eu interior, sintonizando nosso coração ao coração dela, e de viajar ao mundo do invisível, constatando nossa ancestralidade e todos os reinos da Natureza. Essas sociedades nativas entenderam que cantar é um recurso de cura. O Tambor é a imitação humana das batidas do coração junto ao coração da Mãe terra. Para muitas culturas, o som do tambor é a força divina que se manifesta através das vibrações rítmicas.

Uma das técnicas ligadas ao uso das leis naturais. O som dos tambores tem suas raízes na sabedoria ancestral cujas origens se perdem no tempo. O homem nativo antigo desconhecia métodos organizados de "terapia dos sons". Mas, na verdade, nem precisava deles, pois conhecia e vivenciava espontaneamente a influência dos sons sobre seu ritmo de vida. Tocando e cantando com tambor nativo a pessoa partilha a suas experiências em grupo, experimentando criativamente outras formas de expressão e cura no seu cotidiano com alta qualidade de consciência e presença. Essas sociedades nativas entenderam que cantar é um recurso de cura. O Tambor é a imitação humana das batidas do coração junto ao coração da Mãe terra. Para muitas culturas, o som do tambor é a força divina que se manifesta através das vibrações rítmicas.

O QUE É

Um curso de formação de cantos milenares dos povos originários das Américas, danças dramáticas e rituais de conexão e expansão da consciência através do Tambor xamânico.

O ritmo de toda criação pulsa na ressonância do tambor.

Seu canto eleva nossa voz nos libertando de padrões desarmônicos de estagnação e medos, realinhando nossos corpos de forma simultânea e unificada com a frequência cardíaca da Mãe Terra, relembramos de quem somos e do nosso propósito original de estarmos na boa estrada do caminho vermelho, caminho que têm coração.

Curso Cantos Sagrados milenares dos povos originários das Américas, com ensinamentos das direções da roda de medicina, danças ritualísticas para cura, técnicas para utilizar o tambor para auto-cura e também em atendimentos, meditação e expansão da consciência. Sob o inventários dos Saberes Ancestrais ameríndios.

módulos

Direção do Sul

Direção do Norte

Direção do Oeste

Direção do Leste

Direção do Centro

Aquecimento vocal e corporal

35 Danças

35 Cantos

5 Encontros AO VIVO com Awarani

O curso conta com mais de 40 módulos com ensinamentos de cada direção, danças e cantos, cosmologia do tambor, aquecimento vocal e corporal, apostilas exclusivas com todos os ensinamentos e letra dos cantos, com farto e rico material informativo histórico contendo letras de cantos nativos com suas traduções, seus significados, seus contextos históricos e, especialmente, seus significados ritualístico, referências bibliográficas importantes para pesquisas.

Cronograma Descritivo da formação completa

módulo sul

Canta fluidez das águas universais, purificação das emoções, expressa a criança interior.

módulo norte

Canta flexibilidade da mente, a sabedoria consciente, expressa a conexão ancestral.

módulo oeste

Canta a sustentação da Terra, a cura, o sonho, expressa o profundo feminino.

módulo leste

Canta a determinação do fogo, a realização, o foco do espírito, expressa o profundo masculino.

módulo centro

Canta a canalização do centro da roda da vida, o equilíbrio, a harmonia, expressa a totalidade.

Abordagens e Atividades:

● História e cosmovisão do Tambor.

● Ritos e ervas para ativar as direções do seu Tambor.

● Ensinamentos dos portais das direções no xamanismo.

● 7 Cantos e 7 Danças dos povos originários das Américas ( totalizando 35 cantos com letra, tradição e tradução e 35 danças ao final do curso).

● Desbloquear e Cantar com a voz do coração.

● Auto-cuidado e Aquecimento vocal.

● Ritos de como usar o tambor para auto-cura e também de forma terapêutica.

● Cuidados a serem tomados com o Tambor.

● História de cada canto e como podemos utilizar o tambor em nosso dia-a-dia.

● Ativação e consagração do seu tambor pessoal.

Informações sobre a nova turma, entre em contato pelo email: awaraniritosancestrais@gmail.com